A quarta etapa do Campeonato La Piazza de 85 minutos, Série A, no icônico Nürburgring Grand Prix Circuit, na Alemanha, foi um verdadeiro espetáculo de automobilismo virtual, marcado por drama, estratégia e reviravoltas inesperadas. Transmitida pela Liga Veteranos, a corrida entregou intensas disputas, acidentes e uma instabilidade no servidor que reorganizou o grid, mas não diminuiu a emoção.
Na sessão de qualificação, Allan Hellmann (#386) da Black Panthers, que havia triunfado na etapa anterior em Kyalami, garantiu a pole position com o tempo de 1:53.945. Henrique Lustosa (#404), o atual campeão e piloto da Rosso e-Sports, largou em seguida, na segunda posição. A largada da corrida foi imediatamente turbulenta. Allan Hellmann conseguiu uma boa saída, mas Lustosa, ao tentar uma manobra na Curva 1 (Castrol), sofreu um toque na traseira de um piloto da Alliance. Apesar do incidente, Lustosa demonstrou perícia para manter o controle do carro com danos mínimos e segurar a segunda posição. Acidentes iniciais também envolveram pilotos como Ricardo Morgon (#811) e Fabiano Santana (#652), que perderam posições importantes, caindo para 32ª e 33ª posições, respectivamente.
A corrida prosseguia com Allan Hellmann construindo uma liderança confortável, com quase 1.5 segundos de vantagem. No entanto, por volta da marca de 60 minutos restantes, um problema inesperado no servidor causou uma grande reviravolta. Cerca de 9 a 10 pilotos foram desconectados da sessão devido a um "ping no servidor". Entre eles, estavam o então líder Allan Hellmann (#386), Wilson Fernandes (#888), Vinicius Albuquerque (#289), Thiago Costa (#778), Júlio César (#441), Fabiano Santana (#652), e Lisandro Antonello (#128). A transmissão da Liga Veteranos também foi afetada e caiu, mas conseguiu se reconectar rapidamente. A queda dos ponteiros bagunçou o grid e alterou significativamente as posições. Ao retornar, Allan Hellmann se viu quatro voltas atrás do novo líder Lustosa, enfrentando uma difícil missão para recuperar, e terminou a corrida em 22º lugar. Alguns pilotos que retornaram à pista, mesmo com várias voltas de desvantagem, o fizeram para cumprir o protocolo e garantir pontos para o campeonato, evitando um descarte de resultado pior.
Com a saída temporária de Allan Hellmann, Henrique Lustosa (#404) assumiu a liderança, demonstrando a resiliência de um verdadeiro campeão. Mesmo após realizar seu pit stop, que era opcional nesta etapa, Lustosa conseguiu manter-se à frente dos pilotos que ainda não haviam parado. Em um embate final emocionante contra Luiz Ribeiro (#87), que vinha com uma estratégia sem pit stops, Lustosa, com pneus novos, realizou uma ultrapassagem decisiva na Curva Castrol, reassumindo a primeira posição geral e garantindo a vitória na categoria PRO. Após a corrida, Lustosa ressaltou as dificuldades enfrentadas, como o desgaste dos pneus e a perda de feedback no volante que o deixava "bambo nas curvas", tornando a vitória ainda mais valorizada e fundamental para a disputa do campeonato. Ele também agradeceu o apoio e reconheceu a estratégia "ousada" de Luiz Ribeiro. A volta mais rápida da corrida foi de Lustosa, com 1:54.142, quebrando o tempo de Allan Hellmann antes da queda. Lustosa é o atual líder da categoria PRO no campeonato.
Um dos grandes destaques e a surpresa da noite foi Luiz Ribeiro (#87), piloto da categoria SILVER, que adotou uma estratégia arriscada e audaciosa: não realizar pit stop durante os 85 minutos de corrida. Ele revelou que sua intenção era economizar combustível ao máximo, utilizando um mapa de motor mais eficiente e técnicas de "lift and coast" (tirar o pé do acelerador antes de frear). Embora essa tática seja considerada "perigosa" pelo risco da famosa "pane seca", permitiu que Luiz Ribeiro liderasse a categoria SILVER por um longo período e até mesmo a corrida geral, surpreendendo a todos. Apesar de ter sido ultrapassado por Lustosa nos momentos finais devido ao desgaste extremo de seus pneus, Luiz Ribeiro conseguiu garantir a vitória na categoria SILVER. Em sua entrevista pós-corrida, ele expressou satisfação pelo sucesso de sua estratégia e por ter conseguido manter o ritmo contra o atual campeão Lustosa até o fim, enfrentando-o de "qualquer jeito" e "até o final". Luiz Ribeiro e Carlos Flores (#116) foram os únicos pilotos a completar a corrida sem realizar paradas nos boxes. Luiz Ribeiro é o segundo colocado geral na categoria SILVER no campeonato.
A etapa de Nürburgring consagrou os seguintes pilotos como vencedores em suas respectivas categorias:
PRO: Henrique Lustosa (#404)
SILVER: Luiz Ribeiro (#87)
PRO-AM: Eduardo Rauseo (#991)
AM: LH Britto (#43)
Eduardo Rauseo (#991) (Pro-Am): Vencedor da categoria Pro-Am, Rauseo descreveu sua corrida como "tranquila", aproveitando sua familiaridade com a pista de Nürburgring, onde treinou bastante. Ele conseguiu manter a vantagem sobre os adversários, inclusive Rogério Rogerax (#248) e Filipe Pinheiro (#34), que duelaram intensamente pela P3 geral. Rauseo finalizou em 6º na geral.
Disputa na AM: A batalha pela vitória na categoria AM foi eletrizante entre LH Britto (#43) e Carlos Flores (#116). Britto, liderando a categoria, conseguiu suportar a pressão intensa de Flores nos metros finais, beneficiando-se de um erro de Flores na última curva, que "exagerou" e perdeu tração, garantindo a vitória para Britto. Britto admitiu um erro no cálculo de combustível, que deixou seu carro pesado, mas conseguiu fazer voltas rápidas no final e teve um pouco de "sorte". LH Britto terminou em 12º na geral, e Carlos Flores em 13º. Carlos Flores foi um dos dois pilotos que não fizeram pit stop.
Rogério Rogerax (#248) e Filipe Pinheiro (#34): Travaram intensas disputas por posições, com Rogerax demonstrando grande força e garantindo a terceira posição geral. Filipe Pinheiro ficou em 4º na geral. Rogerax é o quarto colocado geral na categoria PRO no campeonato.
Carlos Popó (#44): O retorno de Carlos Popó, pilotando o icônico Nissan GT-R #44 (em alusão a pilotos que se foram), foi um dos destaques, embora ele tenha se envolvido em alguns incidentes. Ele afirmou ter recebido um toque, o que o fez perder o controle. Terminou em 27º.
Thiago Daher (#303): Fez uma corrida "limpa e sem acidentes", ganhando posições e chegando em 15º, apesar de lamentar a queda de colegas de servidor. Ele descreveu sua corrida como "rabecão race", apenas "recolhendo os corpos" dos acidentes e desconexões.
Márcio Alves (#986): Foi mencionado pelo narrador como "coração valente" por ter superado um grave problema cardíaco e retornado ao automobilismo virtual. Terminou em 17º.
Luiz de Melo (#25): Travou uma longa e intensa disputa com Felipe Reus (#98) pela segunda posição na categoria PRO-AM. Luiz de Melo é carinhosamente chamado de "Luiz Yelow" pelo narrador. Luiz de Melo terminou em 8º na geral, e Felipe Reus em 7º. Luiz de Melo é o segundo colocado geral na categoria PRO-AM no campeonato.
Wilson Fernandes (#888): Enfrentou uma batalha espetacular por posições com Jean Pierre (#96) no início da corrida, chegando a conquistar P4 antes de Jean Pierre retomar a posição. Foi um dos pilotos afetados pela queda do servidor, mas conseguiu voltar para a corrida. Terminou em 24º.
Jean Pierre (#96): Teve uma intensa batalha com Wilson Fernandes (#888). Ele era o "líder da Silver" em um ponto e tinha a torcida de "Winnie". Terminou em 5º na geral e em segundo na categoria Silver. Jean Pierre é o quinto colocado geral na categoria SILVER no campeonato.
Diego de la Torre (#938): Teve a torcida do seu pai, Paulo Maiola, no chat da transmissão. Em um momento, rodou na pista, mas conseguiu controlar o carro sem atingir outros pilotos, o que seu pai agradeceu. Terminou em 11º.
Fabiano Santana (#652): Sofreu um incidente inicial com Ricardo Morgon, caindo para as últimas posições. Ele também foi um dos pilotos afetados pela queda do servidor e precisou se reconectar. Terminou em 25º.
Renato Barros (#575): Se envolveu em um acidente logo no início da corrida, que também afetou Jackson Douglas e Carlos Flores. Conseguiu retornar e recuperar posições. Terminou em 14º.
A transmissão da Liga Veteranos, liderada pelo narrador Adriano Oliveira, é destacada como a "maior e melhor transmissão do Brasil". Mesmo diante de imprevistos, como a queda do servidor que afetou a própria transmissão, Adriano Oliveira e sua equipe conseguiram se reconectar rapidamente, garantindo a continuidade do "show de transmissão". Adriano Oliveira é reconhecido por trazer "o máximo de emoção" e uma "super estrutura" para os espectadores, mantendo o público "ligado nas fortes emoções" da corrida. A Liga Veteranos busca a interação com o público, incentivando a inscrição no canal, curtidas, ativação do sininho e a participação no chat com mensagens "bacanas, legais e respeitosas". O compromisso da Liga vai além do entretenimento, com o lema "Divertimento e Amizade Acima de Tudo". A organização também apoia ativamente a causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA), ressaltando que "não é uma doença, mas sim uma condição de desenvolvimento cerebral" que exige respeito.
Nürburgring marcou a quarta de seis etapas do Campeonato La Piazza 85 minutos Série A. As próximas corridas prometem mais adrenalina, com as etapas de Barcelona (31/07) e Bathurst (14/08). A Liga Veteranos reafirma seu compromisso com o "Divertimento e Amizade Acima de Tudo" e continua a apoiar a causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando que o autismo não é uma doença, mas uma condição que exige respeito.
Acompanhe a Liga Veteranos em seu canal do YouTube para não perder nenhum momento, onde o "Divertimento e Amizade Acima de Tudo" continuam a ser a tônica de cada corrida.
Calendário do Campeonato Lapiaza 85 minutos GT3 Série A:
07/08 – Barcelona Grand Prix Circuit
21/08 – Bathurst - Mount Panorama Circuit
Todas as corridas acontecem às quintas-feiras às 21:30 (horário virtual do circuito).
Você pode conferir toda a emoção e os detalhes desta corrida épica assistindo à transmissão completa no canal da Liga Veteranos no Youtube.
Apoio dos Patrocinadores
Este campeonato é um oferecimento de HAP Tecnologia, Terpsí Teatro de Dança, Pizzaria Lapiazza, Formento e ELO 365, parceiros essenciais que apoiam o automobilismo virtual nacional.
Parabéns a todos os pilotos pela excelente corrida e que venham as próximas etapas!
© Liga Veteranos. Todos os Direitos Reservados